quinta-feira, fevereiro 14, 2008

DIA DE SÃO VALENTINO


Hoje é Dia dos Namorados em toda parte do mundo ( no Brasil temos que esperar até Junho, por causa do dia de Santo Antônio, o Casamenteiro, que ocorre um dia depois)e ao contrário do que muito gente pensa, nos dia de São Valentino, é muito comum a troca de presente e de cartões não apenas com namorados.

Segundo o Wikipédia, São Valentim viveu durante o governo do imperador romano Claudius II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentine e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentine. Os dois acabaram-se apaixonando e milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma cart.a de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentine”, expressão ainda hoje utilizada. Valentine foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Apesar de não comemorarmos essa data no Brasil, ela é bem familiar para mim. Quando vivia em Londres, ocorreu algo engraçado. Recebi um cartão no dia dos namorados de uma amiga de trabalho. Fiquei constrangido: achei que ela estava interessada em me namorar. Como era casado, disfarcei e acabei dizendo para ela que embora sentisse uma grande afeição por ela, eu tinha compromisso com outra pessoa. Ela me olhou como se eu fosse um alien e disse:" é só um cartão, não estou pedindo a sua mão!!!".

Depois percebi que trocar cartões entre amigos era algo bem comum em outras culturas no Dia dos Namorados. Somente aqui no Brasil a data é exclusivamente voltada para namorados, pessoas envolvidas fisica e amorosamente.

Micos á parte, é curioso ver como uma tradição pode ser mantida em alguns países, adulterada em outros, supercomercializada como aqui no Brasil; mas seja em 14 de Fevereiro ou em 12 de Junho, o mais importante é lembrar dos grande amigos. Sejam eles enamorados ou não, vale a pena recordar que existe verdadeiros amigos que nos presenteiam todos os dias com respeito e carinho, que em minha opinião, são os melhores cartões que podem ser entregues a quem gostamos.

Frank

Um comentário:

Anônimo disse...

ameiiiiiiii!!ter sua amizade é cm ler um livro bom que podemos ler dez vezes e ainda asim descobrimos coisas novas nas entrelinhas,vc nao é so um amigo é a cultura em pessoa rsrrss.Agradeço a Deus por vc existir em minha vida

Ocorreu um erro neste gadget

AmazingCounters.com
Overtons Marine Supply